12
agosto
2010

Pés de princesa, finalmente

Postado por Ana em Pés

Eu nunca liguei muito para a parte estética dos meus pés (talvez pelo fato de eles serem gordos e para isso não ter remédio, hehe).

Me preocupava apenas em fazer as unhas (15/15 dias), secar loucamente após o banho (TOC 1) e usar desodorante (adoro o da Sangil). Não se preocupem que CHULÉ vai ter um post próprio! :) Até reparava com certo desgosto a região do calcanhar ficava seca e craquelada. Só que eu desanimava porque quando lixava o efeito quase não durava. Usava cremes ceratolíticos mega esporadicamente, então não adiantava. Foi então que a neurose falou mais alto: sabe quando o calcanhar tá tão seco que fica pinicando o lençol à noite? GAAAAh, que gastura. (TOC 2) Isso precisava mudar!

Pois então. Aposentei a lixa ! Eu usava tipo uma vez por semana, mas no dia seguinte o pé já tava horrível. E com o passar dos dias ficava ainda pior do que antes da “lixada”.

Entendendo como funciona a pele do pé:

A camada córnea da pele é feita praticamente de células mortas + queratina, e é especialmente grossa em zonas de atrito (pés, cotovelo). As células vivas ficam produzindo queratina conforme a necessidade. Pois então, se você trabalha andando em pedregulhos, provavelmente precisa ter pés cascudos. A produção de uma camada córnea grossa é proteção do pé. Se ele é “agredido”, tooome produção de queratina. Isso vale também para lixa, que é interpretada pelo pé como agressão.

Se você não precisa de uma casca de cavalo para proteger seus pezinhos, poderá beneficiar dos tratamentos. Aqui vai minha experiência PESSOAL (redundância proposital!!) .


1) Tem gente que gosta de colocar hidratante à noite e embrulhar os pés com plástico de cozinha. Ó, já fiz isso e realmente fica macio pela manhã, e só. Mas acho mega desconfortável, pois esquenta, e nossasenhora ficar a noite toda com pés embrulhados ninguém merece (TOC 3) . Fora o óbvio que todo mundo aprendeu no segundo grau: CALOR + UMIDADE = FUNGO (eu não vou pagar pra ver). Eu acho esse passo pulável!

2) A lixa não é necessariamente vilã, mas deve ser usada para emergências cascudas! Se você quer sair hoje de sandália e seu pé tá horrível, lixa! Mas coloca um creme ceratolítico depois, pra compensar ! Vou ser apedrejada, mas acho esfoliante perda de tempo, a não ser pela massagem. Tipo aquele super elogiado da Granado; esfoliante induz no pé a mesma reação que a lixa. A lixa pelo menos deixa bonito na hora.

3) O grande aliado: creme ceratolítico/queratolítico (não basta ser só hidratante). Ele deve virar um pequeno hábito! Em geral tem ácido salicílico e/ou uréia que, leigamente falando, “dissolvem a queratina“. Para mim, os pés só ficam jóia se uso todo dia (uso muito salto, fico muito em pé). Teste para ver se você se satisfaz com uma frequência menor de uso. É pra passar somente nas áreas grossas do pé, tá? Eu tinha gastura de passar, porque fica creme na mão, tenho pavor de creme na mão que não é feito pra mão ! (TOC 4) Então comecei a passar com algodão … :) Passo também no dedão do pé, do lado da unha, onde COSTUMAVA ser seco. \o/

Sugestão de produtos: Você pode ir na Dr. Scholl e pedir (a marca costuma ser Sangil) ou manipular um com seu dermatologista. Existem várias opções no mercado (tipo essa) mas eu estou completamente apaixonada por um creme da Essence da linha Show Your Feet, esse aqui :

Uma crítica é a embalagem. O primeiro que eu comprei veio rachado no meio. Eu não sei se vou achar no Brasil então comprei nada menos que um exército de 6 embalagens, chequei pra ver se estavam inteirinhas. E duas explodiram sem maiores explicações, no trajeto entre a farmácia e minha casa. *__*


4) Para deixar os pés lisinhos isso já basta. Mas eu adoro uma firulinha: escalda-pés no final do dia! Tenho uma bacia de pedicure + alguns produtinhos que uso quando dá tempo:

O post ficou gigante né? Mas usar o creme leva um minutinho só, e vale SUPER a pena. Beijos

  1. Alana 14/08/2010 às 01:51

    Ola Ana!
    Off post!
    Vc conhece uma pomada chamada CICATRICURE, que promete estimuar o colageno e reduzir cicatrizes na pele?
    Se puder fazer um post explicando como funciona seria otimo.
    Parabéns pelo site.

    • Ana 14/08/2010 às 10:08

      Oi Alana, conheço sim ! Sugestão anotada, é um tema bem interessante! :)
      BjS!

  2. nubia Flavia 15/08/2010 às 01:31

    Adorei o post…a gente acaba cuidando mais das mãos por estarem em evidência, mas a beleza saudável está nas partes que as vezes ninguém vê…

    Passa lá no meu blog

    http://uaibeauty.blogspot.com…já estou te seguindo, o que mais gosto aqui na “sua casa” é que dá pra perceber o quanto vc se importa com as informações. Parabéns !!!

    • Ana 16/08/2010 às 21:05

      querida, obrigada ! uma pena que estou sem tempo para escrever mais =(
      bjos

  3. Letícia 20/08/2010 às 17:50

    Adorei as dicas do seu blog, eu ja faço escalda-pés e isso revitaliza bem a pele do pé. achei um blog tb que fala vários benefícios desse tratamento. Dá um uma olhada..
    beijinhos
     
    http://blog.otris.com.br/?p=153

    • Ana 21/08/2010 às 01:50

      Escalda-pés é relaxante. Eu o considero um presentinho para mim mesma… hehe

  4. Thaís Andrade 26/08/2010 às 16:02

    Adorei o post!
    Meu corpo é todo seco, então imagina só a situação dos meus pés!
    Tenho que prestar mais atenção neles, pq são tão feinhos tadinhos!
    Bjinhos

  5. tais 18/04/2012 às 22:09

    ola ana tudo bem sabe os meus calcanhar estar rachado eu tenho muito de acomteser alguma coisa……

Comente você também