05
julho
2011

Leite de Soja – hummmmm !?

Postado por Ana em Saúde

Tem muita gente que faz careta só de ouvir que alguma coisa é de soja. Eu super já pertenci a este time, hehe…

Eu comecei a substituir o leite de vaca pelo de soja em minha vida recentemente e achei legal compartilhar esta dica aqui no blog.

Como eu já postei aqui uma vez, a alergia e a intolerância à lactose são coisas diferentes. Eu afirmo com certeza que não tenho alergia, mas como muitos adultos, provavelmente tenho intolerância em algum grau. Eu sempre comi granola com leite pela manhã, sem ter problema nenhum. Contudo, em certas ocasiões que exagerei em leite e derivados, já experimentei efeitos como empachamento, dentre outros menos agradáveis… :laugh:

Algumas condições como Síndrome do Intestino Irritável (já postei aqui) e alguns outros sentimentos meio inexplicáveis, como “peso na barriga”, “estômago embrulhado”, “mal estar” são muitas vezes simuladas e/ou coexistentes com algo mais bem explicável, que é intolerância à lactose.

Resolvi então, por curiosidade, substituir o leite de vaca (já usava o desnatado) pelo de soja, com minha granolinha de manhã. Sabe quando você não sabe explicar, mas se sente melhor?

Apesar do nome, o “leite de soja” não pode ser considerado um leite verdadeiro. A soja é uma leguminosa (como os feijões) e seus grãos são moídos e cozidos para tirar algumas toxinas. O filtrado desta mistura é o “leite”.

Portanto, a informação crucial é que leite de soja não possui o açúcar chamado lactose, mas sim outro açúcar chamado sucrose. Por isso é tão bom para quem sofre de intolerância à lactose. Além disso, tem menos gordura e não tem colesterol (só para lembrar: colesterol só vem de produtos de origem animal). A quantidade de proteínas é igual ou maior, apesar do espectro de aminoácidos ser outro. Coloquei uma tabelinha para comparar as versões integrais dos dois leites, olha só:

O gosto não é igualzinho ao do leite de vaca, claro. Mas após a estranheza inicial, você pode começar a adorar usar o leite de soja no lugar do de vaca, e não largar mais! Tipo eu ! :)

Polêmicas

A soja também tem seus inimigos. Algumas substâncias em sua composição podem atrapalhar a absorção de alguns minerais no corpo, como ferro e zinco. Mas gente, tudo nesta vida é bom senso. Vou recomendar leite de soja no lugar do leite de vaca pra um adolescente da roça com alimentação pobre em todos os sentidos? Não, né! Existem ainda outros bafafás, como sua ação similar a hormônios femininos, o fato de poder conter muitos agrotóxicos, enfim. Quem quiser se informar é só digitar essas palavras chaves no Google. :)

Atenção, para não confundir:

Apesar de ser uma maravilha para quem tem intolerância à lactose, o leite de soja não costuma ser uma boa opção para quem tem alergia. A proteína da soja é muitas vezes interpretada pelo corpo como semelhante à do leite, e pode gerar também a reação alérgica. Existem fórmulas específicas (principalmente para crianças) que só seu médico poderá indicar.

E vocês? Gostam ou franzem a testa?

Beijos!

P.s: vocês ainda gostam deste tipo de post? Porque naquela enquete fiquei meio preocupada achando que não… kkkk

  1. Debora 06/07/2011 às 10:22

    Ei Ana…
    Tb fazia um pouco de careta pra coisas de soja, mas fui à uma nutricionista que me falou que como sou uma pessoa alérgica (alergias respiratórias), ela me recomendou cortar o leite de vaca, pois, segundo ela, ajuda na produção de muco, coisa que eu não preciso! Então passei a gostar, tem iogurtes que são bem bons, tanto quanto os “normais”, existem patês tb…
    Beijos

    • Ana 06/07/2011 às 13:06

      @Debora, nao sabia que ajudava na produção de muco… hehehe mas a alergia é uma coisa mto sistemica, quem é mto alergica deve sempre evitar os estimulos mais fortes (camarão, produtos de cheiros fortes, em alguns casos leite de vaca, etc ) ;) Bjs!

  2. Lanny Albuquerque 06/07/2011 às 10:29

    Ameiiii o post, massss, faço careta sim quando escuto essas palavrinhas: LEITE DE SOJA, blah, enquanto você tem problemas que “liberam” seu intestino, eu tenho problema com intestino preso e ja ouvi falar que uma coisa que pode ajudar é trocar o leite de vaca pelo de soja, mas ainda não tive essa coragem, até pq sempre tomei leite, então seria uma tortura essa troca!!

    Bjo flor!!

    • Ana 06/07/2011 às 13:04

      @Lanny Albuquerque, nao sei oq vc tem, mas algumas pessoas tem a constipação como unico sintoma da alergia ao leite, sabia? Em relação à intolerancia, geralmente o problema é soltar mesmo, por uma questao osmótica…as particulas nao-digeridas sugam a agua para dentro do intestino.. Bjs

  3. Márcia 06/07/2011 às 13:32

    Nunca gostei de leite de vaca. Só consigo tomar se for com achocolatado ou em forma de vitamina. Ao contrário de muita gente eu adoro leite de soja! Acho o gosto muito bom! =)
    Bjo

    • Ana 06/07/2011 às 16:42

      @Márcia, puro eu tb nao gosto! Mas com café ou cereal fica tãaao bom :P

  4. Bruna 12/07/2011 às 00:45

    oi Ana!!!
    eu tava me achando uma ET ate ler esse seu post…eu AMO esses leites de soja da Ades, o shake de morango e o de frapê de coco entao eu acho suuuper gostosos!! Sempre q eu comentava com alguém, a pessoa fazia cara de nojo. Teve até uma amiga minha q falou q soja pra ela tá no mesmo nível de rejeição de chouriço…heheheh….
    mas bem, eu não tenho nem alergia nem intolerancia ao leite de vaca. Eu tomo o de soja pq eu gosto mesmo! Tomo 1 copo todos os dias (a Ades deveria me fornecer o produto de graça até o final do ano pra eu ficar divulgando isso aqui no seu blog, rs). Esse sabor natural, puro realmente nao fica muito bom, mas todos os outros sabores são mto bons, eu recomendo. Tomo sempre antes de ir pra academia!
    bjus

    • Ana 12/07/2011 às 07:05

      @Bruna, puro eu não gosto de nenhum , é nível avançado !! haha… tem uns de morango que são gostosos, mas aí sinto que estou tomando outra classe de bebida .. :) BjS!

  5. Cris 12/07/2011 às 18:38

    Ana, eu gosto muito desse tipo de post!

    Já do leite de soja, não gosto muito, não. Na verdade, odeio todos, tirando o Frapê de Coco da Ades. E também não gosto da modinha dos médicos e nutricionistas prescreverem leite de soja pra TODO MUNDO, mesmo que o paciente odeie e não tenha indicação nenhuma pra usar (ou contra-indicação pro leite de vaca desnatado). Vários pacientes já me falaram que deixaram de consumir leite porque o médico falou pra trocar pelo de soja, mas não suportavam o de soja, aí não tomavam nenhum e adeus aporte de cálcio! Também temos que lembrar que, como uma leguminosa, a soja tem fatores antinutricionais e não tem as mesmas vitaminas do leite. Estão acrescendo os leites de soja de cálcio e vitaminas, mas mediram se a biodisponibilidade desses micronutrientes “artificiais” inseridos é a mesma dos provenientes do leite?
    No fim das contas, eu acho que, pra indivíduos saudáveis, a pessoa tem que tomar o que ela prefere mesmo. E, se gostar de ambos, por que não variar?

    E pra quem tem restrições ao leite de vaca, ainda bem que estão criando cada vez mais sabores de leites de soja! Mas para os indivíduos com intolerância à lactose, temos também a maravilhosa invenção do leite com baixo teor de lactose. Só o sabor que não é o mesmo e não tem desnatado ainda.

    Beijos,

    Cris

    • Ana 12/07/2011 às 18:57

      @Cris, concordo, leite de soja eh tipo da coisa que nao se prescreve. Se a pessoa nao estiver tolerando leite de vaca, pode-se sugerir que ela consuma o de soja. Com certeza nao eh todo mundo que vai gostar… e eles nao sao completamente equivalentes, como mostra a tabelinha! a questao da biodisponibilidade q vc mostrou tb eh mtooooo importante! Adorei sua opiniao de especialista! hehe Bjs

  6. Monica 28/08/2012 às 18:28

    Oi, Ana.
    Eu substituí o leite por kefir. Só não consigo tirar o queijo da minha vida. :o):

Comente você também