06
março
2010

Hipotireoidismo: mais comum do que se pensa

Postado por Ana em Saúde

Ganho de peso com facilidade, moleza pra fazer as coisas, sensação de frio fácil, pele seca e descamando, intestino preso, cabelo caindo demais, pés inchados… Esses são sinais e sintomas muito comuns, que aparecem isolados ou todos. Podem ser explicados por uma série de coisas… Acho que se deixar, todo mundo fala que tá sempre cansado, que engorda fácil, etc, rsrsrs ! Podem também constituir o quadro clínico de uma condição nada rara: o hipotireoidismo. O hipotireoidismo tem mais de uma forma; algumas mais complexas só podem ser tratadas pelo endocrinologista. Mas a forma mais comum é a disfunção da própria glândula tireóide. Ela passa a produzir pouco o hormônio (tiroxina), que tem funções inportantíssimas para nós.

Em mulheres jovens saudáveis o diagnóstico é comumente dado pelo ginecologista, afinal, o exame ginecológico é o único de “rotina” que temos que fazer. Às vezes é descoberto por acaso, quando a pessoa ainda não tem sintomas.

A vantagem é que tem tratamento. O do tipo mais comum de hipotireoidismo é feito tomando um comprimido do hormônio da tireóide todos os dias; seu médico inicia uma dose e vai aumentando com base na resposta do seu corpo. Poucas coisas têm um tratamento assim tão simples e eficaz. O chato é que o tratamento vai ser pra vida toda. Mas com certeza vale a pena, olha só: hipotireoidismo, além de todas as coisas chatas que causa, aumenta a chance de ter coisas piores, como pressão alta e até linfoma de tireóide (dependendo da causa).

Pois é… as vezes (só às vezes) quem fala que não tem apetite e engorda fácil não tá mentindo ! Rsrsrs!

Famosas com hipotireoidismo (pra não perder o costume :))

Deborah Secco. Íris Stefanelli,Cláudia Raia, Oprah Winfrey, Kelly Osbourne

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Renata Esteves 27/01/2011 às 12:00

    Olá Ana,
    Adorei seu blog, principalmente a matéria sobre hipotiroidismo, ontem mesmo descobri que tenho, no início fiquei desesperada, pois tenho 29 anos e começar com uso contínuo de medicação!!! mas esse é o jeito né, além do que a sociedade reconhece, hipo como ” aquele que engorda?!?!?!?” fiquei mais perdida ainda pois sou magra, adoro meu peso, faço atividade física e cuido muito bem da minha alimentação, nunca tive problemas para engordar, estou preocupada, é comprovado que a gente engorda mesmo?

    • Ana 27/01/2011 às 12:05

      @Renata Esteves, o mais comum do hipotireoidismo é que a pessoa tenha um excesso de peso: tanto pela retenção de líquido, como pelo baixo metabolismo típico da doença (o corpo consome menos energia). Só que isso varia muito, porque depende dos hábitos da pessoa e da genética também. Não é regra alguma que quem tem hipotireoidismo vai ter sobrepeso. Além do mais, uma vez que o tratamento é iniciado, seu organismo vai funcionar normalmente, ou seja: não se preocupe, você vai continuar magrinha! Bjs

  2. Roger 10/02/2012 às 00:16

    Adore
    i o seu Blog e a sua Simpatia !!!
    Parabens ….
    Fan Number One \o/
    :)

  3. elisangela 16/02/2012 às 11:47

    :whoa: Adorei essa materia sobre tireoide, tenho esse problema( hipotiroidismo ) e tenho tentado me acostumar com a ideia. Ja tomo medicamento a 1 ano. Mas so agora tenho me inteirado sobre o assunto. E bem grave, quando deixamos de tomar o medicamento e dosagem correta.

  4. Manoela 24/07/2014 às 14:15

    Olá Ana

    Faz alguns dias que descobri que estou com hipotireoidismo e ainda pesquisando muito na internet, o que mais tem me preocupado é a diminuição da libido. Quando eu começar com o tratamento tudo voltará ao normal?

    • Ana 24/07/2014 às 15:51

      Oi Manuela! Diminuição de libido costuma ser multifatorial. Pode sim ter influência hormonal, mas pode ser que não resolva o problema. De qualquer forma, tem que tratar para notar vários benefícios para a saúde. Se continuar assim, converse com sua ginecologista. Bjos

Comente você também