21
novembro
2011

Crescimento de cabelos e Monovin A

Postado por Ana em Cabelo, Saúde

Não sei se vocês chegaram a reparar na febre que foi/está sendo o uso do produto veterinário Monovin A , que aceleraria (futuro do pretérito intencional) o crescimento dos cabelos. O produto é usado em forma injetável em cavalos e afins para combater possíveis efeitos de carência de vitamina A (como esterelidade, falta de brilho nos pelos, etc). Muitas mulheres, observando o efeito brilhante que proporciona à cauda do eqüino, passaram a usá-lo topicamente combinado com algumas outras substâncias (“xampu bomba“).

Este produto nada mais é do que vitamina A sob forma de um éster de retinol, combinada a alguns óleos. A vitamina A está muito presente nos vegetais “amarelos”, como cenoura, abóbora, mamão e, assim como outros elementos, influi no crescimento do cabelo e unhas. Ela também desempenha papel super importante para visão e sua deficiência leva ao quadro de “cegueira noturna” (lembram da escola? hehe). É bem descrito que qualquer suplemento externo de vitamina A pode ser perigoso e tem que ter acompanhamento médico. Isso porque ela não é hidrossolúvel (o excesso não sai no xixi) e sua superdosagem pode ter perigosas consequências. Além disso, remédios com derivados de vitamina A (como o famoso Roacutan) podem ter efeitos catastróficos para fetos se ingeridos por grávidas.

Mesmo que sua vizinha, tia, amiga falem que “com elas funcionou”, acho importante alertá-las sobre os seguintes fatores

1) Foi feito para uso veterinário (injetável – vitamina A no sangue) e não em seres humanos. Os componentes da fórmula podem causar alergias e reações inesperadas em humanos! O próprio fabricante não recomenda para este fim.

2) O crescimento do cabelo é determinado pela genética e pelas condições de saúde em geral (alimentação, estresse, hormônios). A vitamina A (monovin) administrada topicamente, independente de dar brilho e deixar oleoso (por causa do óleo da fórmula), ou sei lá mais o que, não possui qualquer poder em acelerar o crescimento do cabelo. Acho que o único produto tópico que conheço para esse fim (usado mais por homens calvos) é o Minoxidil e, mesmo assim, o mecanismo de ação ainda não é muito bem explicado.

3) O produto poderá ser absorvido pelo couro cabeludo. Mesmo sendo essa absorção em pequena quantidade, todo cuidado é pouco para grávidas. Cuidado com a noção disseminada de que “vitamina pura” não pode fazer mal. Tem gente que acha que Ginkgo biloba não tem nenhum efeito importante no organismo por ser “natural”. Muita cautela com essas suposições.

4) Para quem irá comentar que “funciona sim” pra acelerar o crescimento, por favor, nunca subestimem o poder do placebo.

Gente, para cabelo saudável não tem segredo mesmo – dormir bem, se alimentar bem, se hidratar, relaxar, ir pro cinema com o namorado, evitar muita química e calor, e usar produtinhos de GENTE para evitar a quebra do picumã.

P.s: sempre que eu alerto para risco de produto, alguém chega pelo Google para me chamar de estraga-prazeres. :laugh: Só para lembrar que não sou mãe nem babá de vocês, cada um usa o que bem entender. Apenas não posso ver essa dica ‘maravilhosa’ distribuída em mil blogs de beleza por aí e não falar nada a respeito, né?


Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Mayra 21/11/2011 às 20:44

    O uso de produtos veterinários é falta de bom senso, lembro de amigas usando shampoo pra cavalo.
    Se os produtos feitos para humanos nos causa problemas, porque uma pessoa em sã consciência usará algo que é apropriado para animais?
    Por certo ontem teve um caso, na inglaterra, de uma mulher que entrou em coma por uma reação alérgica a uma substancia de tinta para cabelos. Até onde é verdade e sensacionalismo eu nao sei, mas acho que vale a pena pensar antes de sair usando qualquer coisa por ai!
    http://www.dailymail.co.uk/health/article-2063862/Hair-dye-allergy-left-mother-Julie-McCabe-brain-damage.html

    • Ana 21/11/2011 às 21:01

      @Mayra, pelo que eu li ela teve um choque anafilático, que pode acontecer quando alguém muito alérgica a algo entra em contato com a coisa. Pode ser camarão, amendoim, picada de abelha, enfim, coisas inofensivas pra alguns e perigosas pra outros. Nesse caso, primeiro, o choque não foi tratado com a pressa devida, gerando os danos todos. Acho que a L’óreal não teve culpa… fatalidades acontecem, né? Bjo

  2. Márcia 22/11/2011 às 13:29

    Genteeee… é cada absurdo que a gt vê por aí em nome da beleza, né.. Eu bem lembro da época em que o shampoo para cavalo foi febre. Ainda bem que nunca tive fé nessas coisas.
    Bjo

  3. Bruna 22/11/2011 às 21:10

    hahahahaha!

    Por essa eu não esperava!
    Achei que depois da fase de colocar anticoncepcional no shampoo, essas coisas tivessem sido extintas.
    Mas as pessoas inventam cada coisa, hein!? Eu fico pensando na maneira como elas chegam ao “raciocinio óbvio” de que se funciona na veia do cavalo, vai funcionar no couro cabeludo delas!
    Realmente, falta muita informação por aí de como é o funcionamento das vitaminas, e a maioria das pessoas nem imagina que o excesso delas pode fazer mal.
    Aliás, por falar em vitamina em cabelos, tem muita gente que acredita que usar vitamina no comprimento dos fios vai dar mais “vida” aos cabelos, e essas pessoas nem sabem que o cabelo é morto e somente a raiz poderia ter algum efeito com o uso das vitaminas. E se for pra colocar vitamina na raiz, o mais indicado é ter uma alimentação balanceada!

    Bjins!

    • Ana 22/11/2011 às 21:43

      @Bruna, com certeza, há mtos equívocos, vide meu post sobre o “mito das pontinhas de cabelo” hehe bjs

  4. Lais Bispo 19/12/2011 às 20:56

    Cômo bastante frutas e verduras mas meuscabelo não tem um bom crescimento e esta sempre com a aparência ressecada !
    O que devo fazer ? Preciso de ajuda!

  5. Rose Moraes 23/02/2012 às 11:25

    É muito complicado… Eu por exemplo, tive uma experiência bem positiva com o uso do monovin A + bepantol. Estava desesperada com a queda e quebra de cabelos que tive, que após pesquisar na net sobre o monovin A, resolvi arriscar. Resultado: Em menos de um mês, o meu cabelo já havia crescido 2 cm. Se é mentira ou não, modismo, só sei que não tive efeito colateral algum e estou agora muito feliz com o crescimento dos meus cabelos.

  6. Mel 10/05/2012 às 21:58

    Obrigada pela dica. e sempre bom ter alguem nós alertando sobre essas loucuras. ^^ Bjão..

  7. maria ideane 03/08/2012 às 15:53

    mulheres gravidas poder ussa shampoo bomba estou doida para ussa mais tenho medo pois estou gravida beijos maria ideane :smack: :smack:

  8. bianca 21/11/2012 às 00:08

    na teoria não funciona, mas na pratica em muitas garotas funcionaram, vai entender. eu tenho muita curiosidade de saber se funciona mesmo, se eu usar pode causar alguma coisa no meu cabelo ?

  9. Gabriela 24/11/2012 às 20:40

    Olha, cresce sim,em mim deu super certo,só q cada um reage de uma forma.